CORRÊA, Hércules Tolêdo (1996)
Processos de Leitura: a Influência do Título na Construção de Macroestruturas Textuais
Minas Gerais, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Processos de Leitura: a Influência do Título na Construção de Macroestruturas Textuais.
Nome do Orientador: Mike Dillinger
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar como alunos universitários compreendem um mesmo texto jornalístico a partir da ausência x presença de títulos de tipos diferentes, bem como de perguntas anteriores à leitura. Partiu-se da classificação dos títulos como canônicos e enviesados: os primeiros são aqueles que trazem a informação mais importante do texto, a sua idéia central, funcionando como uma espécie de resumo do resumo; os últimos são aqueles que promovem uma informação de menor importância à categoria de idéia do texto. Foi realizado um pré-experimento, com o objetivo de se verificar a hipótese de que determinado título expressasse a macroproposição global de um texto, constituindo, assim, um título canônico. Depois, foi realizado um experimento com setenta e cinco alunos do curso de Letras de uma faculdade particular de Belo Horizonte, com o objetivo de se varificar o grau de influência dos títulos de diferentes tipos e das perguntas iniciais na compreensão, atuando na construção de representações mentais dos textos, mais especificamente na construção de macroproposições e macroestruturas. Os resultados do experimento mostaram que os títulos e as perguntas iniciais influenciam sistematicamente a construção da macroestrutura textual, o que leva a interpretação diferente para um mesmo texto. Títulos canônicos e enviesados e a presença/ausência de títulos e de perguntas iniciais alteram de diferentes maneiras a interpretação de um mesmo texto.