FACCHINI, Luciana (1996)
A Educação Infantil e a Formação do Leitor
Rio Grande do Sul, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
A Educação Infantil e a Formação do Leitor.
Nome do Orientador: Maria Emília Amaral Engers
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho teve por objetivo identificar os fatores que são influentes na formação do leitor antes do seu ingresso na educação formal, bem como efetuar um levantamento do percentual de crianças que dominaram o código da escrita até a idade de seis anos. Para tanto, a autora investigou creches, escolas maternais e escolas de primeiro e segundo graus pertencentes as redes Municipal, Estadual e Particular todas pertencentes ao município de Porto Alegre. No âmbito das escolas selecionadas, a autora realizou entrevistas com as professoras cujas classes revelaram os percentuais mais expressivos de crianças que iniciaram-se na leitura fora da idade padrão. Durante as entrevistas, cada professora indicou uma criança para avaliação da influência familiar no processo de leitura. Vale ressaltar que, para a autora tanto o perfil dos professores quanto a percepção da família à leitura precoce dos alunos interferem na formação do leitor, e assim, merecem ser investigados e analisados. Os resultados alcançados na pesquisa revelaram que mais de sete por cento dos alunos saíram da pré-escola lendo. Alguns fatores foram considerados na conclusão da autora como influentes no processo de formação destes leitores, são eles: a interação social, através do estabelecimento de um forte vínculo afetivo e do convívio com leitores mais experientes, a organização propícia do ambiente para a realização da leitura e a intervenção sistemática e intencional da escola e da família.