DIAS, Cleuza Maria Sobral (1996)
Professor Alfabetizador : Reflexos da Formação no Seu Cotidiano Escolar
Professor Alfabetizador : Reflexos da Formação no Seu Cotidiano Escolar.
Rio Grande do Sul, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Nome do Orientador: Maria Emília Amaral Engers
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender o reflexo da formação do professor alfabetizador no seu cotidiano, em classes de escolas populares, evidenciando a influência dos cursos de formação na concepção de alfabetização das professoras. Esta pesquisa foi realizada em duas escolas municipais, localizadas na periferia da cidade do Rio Grande, durante o ano letivo de 1995, com a participação de dez professoras de 1º série do 1º grau. Como metodologia foi utilizado entrevistas individuais, observações na sala de aula e no contexto geral da escola. Os dados coletados foram analisados qualitativamente por meio da análise do conteúdo. Através das entrevistas foi possível evidenciar os aspectos positivos e negativos dos cursos de magistério e de pedagogia na formação das professoras alfabetizadoras, e compreender o espaço escolar como fator influente na formação permanente das docentes. As investigações revelaram as dificuldades encontradas pelas professoras alfabetizadoras no trato com crianças que apresentam consideráveis carências físicas, afetivas e intelectuais. O resultado desta investigação aponta para duas questões influentes na prática pedagógica das professoras alfabetizadoras: a formação inicial e a formação permanente. Na formação inicial é evidenciado a necessidade de mudança das concepções de alfabetização nos cursos de formação, uma vez que estas são responsáveis pelo Mito da Alfabetização. A formação continuada apontou para a importância de uma ação reflexiva no cotidiano escolar, através de um trabalho de equipe , com a finalidade de desconstruir a concepção tradicional dos métodos de alfabetização, esta responsável pelas reprovações e evasões nas classes de alfabetização.