ARANTES, Ana Cristina (1996)
A Educação Física e o Processo de Alfabetização nas 1ª Séries do 1º Grau
São Paulo, 1996. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
A Educação Física e o Processo de Alfabetização nas 1ª Séries do 1º Grau.
Nome do Orientador: Marieta Lucia Machado Nicolau
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo teve por objetivo conhecer, ampliar e sistematizar dados relativos ao processo de aquisição de leitura e de escrita, bem como compreender de que forma a Educação Física pode favorecer o desenvolvimento de habilidades específicas requeridas na alfabetização e contribuir para o desenvolvimento do ato gráfico e da aquisição de conceitos por parte da criança; e estabelecer propostas com tratamento interdisciplinar entre os diferentes componentes curriculares e a Educação Física. Para tanto, foram rastreadas, junto a duas escolas de 1ºGrau, uma pública e outra particular, localizadas na cidade de São Paulo, no ano letivo de 1993, as influências promovidas pelas atividades de Educação Física junto aos demais componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Programas de Saúde, Estudos Sociais e Educação Artística. As observações foram sistematicamente registradas em situações formais de aprendizagem. Foi constatado que ambas as escolas ainda alimentam concepções tradicionais. Porém a escola pública apresenta, como fator positivo, o fato de, ao menos na teoria, conceber o processo educativo numa perspectiva interdisciplinar. A escola particular, ao contrário, parece ter adotado a concepção tradicional da extrema valorização de certas disciplinas em detrimento das outras. Alheios à proposta contemporânea pautada na filosofia construtivista, muitos professores isentam-se da responsabilidade de contribuir para formar cidadãos atuantes. Preferem adotar o ensino tradicional, que privilegia a memorização e a repetição fiel das informações transmitidas. A autora conclui que tanto a escola pública como a particular não concebem o processo de ensino/aprendizagem mediante uma perspectiva interdisciplinar, afirmando que, para que as metas de ensino sejam realizadas, é preciso que haja integração de todos os participantes do processo, incluindo diretores, orientadores, funcionários, pais de alunos e demais membros da comunidade. A atividade de Educação Física, objeto desta pesquisa, restringiu%u2013se muitas vezes à recreação, deixando, dessa forma, de favorecer a aprendizagem dos conteúdos programáticos de outras disciplinas.