VANZELA, Lila Cristina Guimaraes (1996)
Projeto de Incentivo a Leitura: Uma Experiência de Formação do Professor Alfabetizador
Projeto de Incentivo a Leitura: Uma Experiência de Formação do Professor Alfabetizador.
São Paulo, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Nome do Orientador: Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo visa apresentar, analisar e discutir o Projeto de Incentivo à Leitura (P.I.L) - subsídios Metodológicos para Professores da 1ª série do 1º grau, coordenado pela Profª Drª Ana Luíza Bustamante Snolka, o qual foi desenvolvido em algumas escolas públicas do município de Campinas/SP, de 1983 a 1985. O P.I.L se propunha a atuar junto aos professores em formação e em serviço, a fim de buscar estratégias pedagógicas que tivessem o jogo e a literatura infantil como procedimentos centrais, visando esclarecer e facilitar o aprendizado da leitura e da escrita, antes e/ou durante o processo formal de alfabetização. Para atingir o objetivo proposto na dissertação a autora retomou o processo de organização do sistema escolar básico e pré-escolar, procurando apontar os debates e as lutas em torno da democratização da educação, em seus aspectos de acesso e de qualidade de ensino, e de como diante das pressões sociais, políticas e econômicas, são organizados os diversos estabelecimentos de ensino voltados paras as diversas crianças, de acordo com sua origem social. Analisando a partir do trabalho desenvolvido pelo professor, a autora apresentou o P.I.L, sua proposta de trabalho, as concepções que orientavam-no, a proposta pedagógica (o processo de aquisição da linguagem escrita no interior da escola) e como foi viabilizado na rede oficial de ensino. Tendo o P.I.L como ponto de partida a autora procurou discutir sobre o papel do professor, sua formação, condições de trabalho, e como tem sido percebido seu trabalho pelos diferentes setores da sociedade.