LACERDA, Valeria Aparecida Dias (1996)
Professor: a Construção da Identidade em Formação a Formação Permanente na Construcao da Identidade do Professor : Analise Critica de Depoimentos de Professores Alfabetizadores
São Paulo, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Supervisão e Currículo)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Professor: a Construção da Identidade em Formação a Formação Permanente na Construcao da Identidade do Professor : Analise Critica de Depoimentos de Professores Alfabetizadores.
Nome do Orientador: Alípio Márcio Dias Casali
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar o que é ser professor a partir da prática do professor alfabetizador em seu processo de formação e , portanto, da relação entre formação e a construção da identidade. Tomando por base a pesquisa Formação de professores no Brasil: um estudo analítico e bibliográfico (1960/1989) realizado por SILVA, ESPOSITO, SAMPAIO e QUINTEIRO, a autora fez um levantamento bibliográfico com o objetivo de verificar se o tema da identidade era discutido a partir da década de 1990. Para tanto foram utilizados como fonte os periódicos científicos da área de educação de 1990 a 1994. A partir dos resultados deste levantamento, e com base nos construtos teóricos de Antônio Nóvoa e no referencial da Psicologia Social, a autora foi capaz de analisar a categoria "identidade", a relação desta com a formação permanente, bem como as implicações na prática pedagógica, decorrentes da compreensão sobre o que é ser professor. Na construção da identidade em movimento realizou-se ainda uma pesquisa visando investigar como se constroí a identidade dos professores alfabetizadores no cotidiano. Os dados foram levantados por meio de entrevistas, individuais e semi-estruturadas, a 14 professores frequentadores de um curso de pós-graduação em alfabetização(latu-senso) da Universidade Federal de Uberlândia (1993). Posteriormente, apenas 5 desses sujeitos passaram por discussões coletivas baseadas no tema da primeira entrevista, e submeteram-se ainda a novas entrevistas e outras discussões em grupo. A autora concluiu que a identidade do professor, a construção e a formação do professor constituem, assim, um tríplice universo irrediavelmente intercruzado e interdependente mediado pelas múltiplas condições históricas, sociais e materiais e pelos aspectos idiossincráticos do homem/professor. Segundo a autora as políticas educacionais devem orientar na direção universalista seus programas e ações de formação permanente de professores.