GUSSO, Angela Mari (1996)
Análise Linguística: Um Acompanhamento Longitudinal de Três Casos de Aquisição de Três Casos de Aquisição de Escrita
Paraná, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Universidade Federal do Paraná.
Análise Linguística: Um Acompanhamento Longitudinal de Três Casos de Aquisição de Três Casos de Aquisição de Escrita.
Nome do Orientador: Reny Gregolin-Guindaste
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho teve por objetivo mostrar que os erros que as crianças manifestam na escrita são hipóteses que elas elaboram e reelaboram sobre a representação da linguagem. Para tanto, foi realizado um acompanhamento, no período de um ano, a três crianças das séries iniciais que apresentavam problemas quanto a apropriação da leitura e da escrita. Nesse acompanhamento foram observados e analisados linguisticamente os erros que as crianças apresentavam em suas produções orais e escritas. Ao final do trabalho a autora concluiu que cada criança possui um ritmo de aprendizagem para o domínio da língua escrita, que a intervenção do outro permite um progresso mais rápido do aprendiz e que os erros fornecem pistas que dão indícios da relação que cada aprendiz vem estabelecendo com a modalidade escrita de linguagem.