AGGIO, Lucinete Chaves de Oliveira (1996)
A Formação do Professor Alfabetizador: Aspectos Teóricos Norteadores da Sua Prática
Bahia, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Bahia.
A Formação do Professor Alfabetizador: Aspectos Teóricos Norteadores da Sua Prática.
Nome do Orientador: Jandira Maria Ribeiro Santos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa objetivou discutir a contribuição dos cursos de atualização oferecidos aos educadores em serviço, mais especificamente aos alfabetizadores das escolas que participaram do projeto implantado pela Secretaria da Educação e Cultura do Estado da Bahia em 1992, tal projeto teve como finalidade investigar em que medida esses cursos têm propiciado uma articulação teórico-prática que permita compreender melhor a tarefa do alfabetizador e os esforços empreendidos pelas crianças em seu processo de alfabetização. No intuito de conhecer as representações das professoras acerca da alfabetização, bem como do sujeito e do objeto dessa aprendizagem, a autora questionou, numa primeira fase, 329 professores e,numa segunda fase, uma amostra intencional de 10 sujeitos que, além do questionário, passaram por observações em sala de aula. A categorização dos dados foi feita a partir da análise de 66 questionários devolvidos e dos dados de observação relativos à prática dos sujeitos da amostra, dados estes que foram organizados com base na apreensão crítica do seu conteúdo. A autora concluiu que os cursos de formação do alfabetizador devem prever e possibilitar momentos de estudos e de síntese entre a teoria e a prática no ambiente de trabalho, no cotidiano da sala de aula, a fim de que se supere a fragmentação do conhecimento rumo à construção de uma práxis educativa, comprometida com as camadas populares da rede pública de ensino.