SOUZA, Claudete Cameschi de (1996)
A Formação do Alfabetizador no Cefam de Três Lagoas / MS: Entre a Tarefa de Ensinar a Aplicar o Novo e a Mudança nas Relações de Ensino
São Paulo, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
A Formação do Alfabetizador no Cefam de Três Lagoas / MS: Entre a Tarefa de Ensinar a Aplicar o Novo e a Mudança nas Relações de Ensino.
Nome do Orientador: Maria do Rosário Mortatti Magnani
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Mediante pesquisa de caráter etinográfico com abordagem qualitativa, aborda-se nesta dissertação de mestrado um estudo de caso: a formação do professsor alfabetizador no CEFAM de Três Lagoas/MS, tendo como objetivos compreender, explicar e interpretar a complexidade de relações constitutivas desse processo e contribuir para a produção de uma história da educação brasileira e de uma perspectiva regional e/ou local. Analisando-se a história de implantação desse CEFAM, sua estrutura administrativa e curricular, o trabalho docente e a avaliação que desse centro fazem equipe administrativa, professores e alunos em relação aos objetivos propostos inicialmente, concluiu-se que, embora não se trate de homogeneizar as diferenças, há uma intenção de mudança partilhada pelos sujeitos envolvidos muitas vezes contraditória em relação às representações praticadas sobre o novo. Desse modo, sobretudo os professores desse CEFAM vêm-se restringindo à tarefa de ensinar a aplicar as inovações construtivistas-interacionistas referentes ao processo de alfabetização, cujos pressupostos teórico-conceituais desconhecem ou conhecem insuficientemente, continuando, muitas vezes, a praticar inconscientemente mediante a reprodução de "receitas", aspectos do "velho", e do "ultrapassado" que se quer substituir em busca da melhoria qualitativa dessa formação e, consequentemente do processo de alfabetização.