DAYRELL, Mônica Maria Machado Simões de Souza (1996)
Praticas de Alfabetização e Suas Interferencias no Ensino da Matemática
Minas Gerais, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Praticas de Alfabetização e Suas Interferencias no Ensino da Matemática.
Nome do Orientador: Maria Manuela Martins Soares David
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Co-orientadora: Maria das Graças Castro Sena A dissertação surgiu da necessidade de se investigar a possível interferência da concepção de Alfabetização do professor de primeira série do ensino fundamental no ensino de Matemática. Pôde-se constatar que as mudanças ocorridas no ensino da leitura/escrita, na prática docente da autora, vinham influenciando sua postura em relação ao ensino da Matemática. Diante de tal fato, buscou-se verificar, através de observações na sala de aula, de uma escola pública municipal, durante quatro meses, se, em outro contexto que envolvia condições diferenciadas de trabalho ocorria situação semelhante. foi então possível, através da pesquisa realizada, constatar que a professora apresentava posturas similares no ensino da língua materna e da matemática, dedicando a maior parte do tempo escolar ao ensino da leitura/escrita. Pode-se, assim, inferir que a concepção de Alfabetização da professora observada interfere no ensino da Matemática. Situação semelhante ocorre na trajetória da autora.