CRAIDY, Maria Carmem (1996)
O Analfabetismo do Menino de Rua Como Produção Simbólica da Exclusão Social
Rio Grande do Sul, 1996. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O Analfabetismo do Menino de Rua Como Produção Simbólica da Exclusão Social.
Nome do Orientador: Fernando Becker
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A tese analisa a construção do analfabetismo nesse grupo caracterizado pela exclusão social e composto por crianças e adolescentes, conceituados como pessoas em desenvolvimento. A análise do analfabetismo nessa situação concreta exige a abordagem da língua escrita enquanto linguagem, sob dois pontos de vista: como sistema historicamente construído e convencionado, e como processo de construção de significações. A distinção desses dois pontos de vista é uma construção teórica. A vivência da língua escrita para o menino de rua dar-se-á sempre na forma discursiva, ou seja, como linguagem encarnada e carregada de significações, no continuum histórico do sistema. A tese aborda a relação dialética entre a possibilidade de apropriar-se da escrita como objeto cultural (sistema) e o sentido que ela toma na interação social de sujeitos concretos (significações).