TEIXEIRA, Myrian Boal (1996)
Toda Crianca e Capaz de Aprender : Uma Intervenção Psicopedagogica Com Crianças Multirrepetentes
Toda Crianca e Capaz de Aprender : Uma Intervenção Psicopedagogica Com Crianças Multirrepetentes.
São Paulo, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa relata uma experiência realizada, na cidade de Taubaté, com um grupo de crianças multirrepetentes que freqüentam uma escola pública de 1º grau. Tem como objetivo desenvolver um processo de intervenção na 2º série com crianças consideradas portadoras de dificuldades escolares. Esta, assume o pressuposto de que a prática da alfabetização baseada nas inter-relações entre os elementos cognitivos, afetivos e sociais favorece e desencadeia a ação/reflexiva da criança sobre a escrita. Neste estudo a aprendizagem é considerada como resultado de uma construção interna da criança sob o efeito de estímulos exteriores e de interação com o objeto do conhecimento, a escrita, em interação com o meio ambiente. O ato de conhecer é visto como um processo complexo de relações recíprocas entre o indivíduo, o conhecimento e a própria realidade. Como metodologia, traçou-se o perfil escolar de cinco crianças repetentes e uma não repetente, com base em observações da sala de aula, atividades e resultados do processo de intervenção, entrevistas com as crianças e as mães e prontuário escolar das crianças. Conclui-se que, a intervenção psicopedagógica volta-se para a necessidade de se questionar crítica e amplamente o modo como vem sendo conduzido o processo de ensino-aprendizagem da escrita em nossas escolas, com base em um pressuposto indiscutível: Toda criança é capaz de aprender.