CAMILLO, Regina Célia (1997)
A Significação nos Processos de Leitura e Escrita Uma Proposta Elaborada a Partir da Experiência Clínico-Fonoaudiológica
São Paulo, 1997. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
A Significação nos Processos de Leitura e Escrita Uma Proposta Elaborada a Partir da Experiência Clínico-Fonoaudiológica.
Nome do Orientador: Sergio Vasconcelos de Lima
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo de uma avaliação clínica não é levantar problemas ou dificuldades, julgando e rotulando pessoas dentro de um quadro clínico esperado. O intuito é conhecer a pessoa, compreender como se sente, como pensa, elabora, se coloca frente às questões que lhe são apresentadas, como relaciona, se comunica; enfim, é buscar saber quem é esta pessoa, levantar quais são suas dificuldades, a origem delas e como se comporta em relação a elas. Fazendo um levantamento dos dados de avaliação de pacientes que apresentam dificuldades funcionais relacionadas à linguagem gráfica, mais precisamente à leitura e à escrita, pode identificar algumas características em comum, independentemente das diferenças individuais. Tanto a discussão dos pressupostos teóricos, quanto a descrição da proposta de trabalho e o relato de casos, têm como horizonte (o qual extrapola os limites desta dissertação) a construção e desenvolvimento de uma proposta educacional que subsidie o trabalho docente, não como um "receituário mágico" com respostas prontas e definitivas aos problemas enfrentados pelos professores, frente às dificuldades de seus alunos. Pretende ser mais uma proposta possível e passível de discussão, reconstruída através de estudos entre docentes que buscam desenvolver projetos na perspectiva de viabilizar uma ação educativa planejada dentro de dimensões teórico-práticas e inseridas no contexto histórico-social, onde realizam seu papel de educadores