PACHECO, Cecília Maria Goulart (1997)
Era Uma Vez os Sete Cabritinhos: a Gênese do Processo de Produção de Textos Escritos
Rio de Janeiro, 1997. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Era Uma Vez os Sete Cabritinhos: a Gênese do Processo de Produção de Textos Escritos.
Nome do Orientador: Jügen Heye
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Aquisição da Linguagem
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo do processo de produção de textos escritos por dez crianças, na escola, durante dois anos letivos: a classe de alfabetização, aos seis anos, e a primeira série, aos sete. O trabalho pedagógico realizado pela professora das crianças tem relevância teórica e metodológica para o desenvolvimento do estudo. São definidos dois objetos para a análise: 1) caracterizar as estratégias que as crianças utilizam para se aproximarem das convenções do sistema de escrita, notadamente, o princípio alfabético e a segmentação do texto em palavras; e 2) caracterizar a atividade de elaboração e reelaboração do conhecimento linguístico, evidenciando a contínua atividade epilinguística das crianças. São organizados dois corpora. No primeiro crpus, de 115 textos, produzidos ao longo, aproximadamente, de um semestre, são analisados os dois objetivos acima apresentados. O segundo corpus, de 203 textos, produzidos em três semestres, é classificadoem textos narrativos, descritivos e argumentativos. neste corpus, o objetivo em 2, caracterizar a atividade epilinguística das crianças, é analisado na perspectiva sintático-discursiva. O ponto de partida teórico é a concepção de linguagem como atividade constitutiva, de onde se pode pensar o sujeito na/da linguagem. A partir daí, são discutidas as relaçõeslinguagem/língua/conhecimento e linguagem oral/escrita e apresentados estudos que analisam aspectos da aquisição e da produção de linguagem, do seu processamento e do ensino. É utilizada uma metodologia de investigação indiciária, com base em Ginzburg (1989) e Abaurre (1991; 1996). São considerados como dados as marcas nos textos das crianças que possam indiciar as questões definidas como objetivos neste estudo.