CISNE, Sandra Celia de (1997)
No Fetiche das Mudanças: o Percurso do Professor Alfabetizador
No Fetiche das Mudanças: o Percurso do Professor Alfabetizador.
Santa Catarina, 1997. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Nome do Orientador: Maria Luisa Santos Ribeiro
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Consideramos este trabalho de dissertação, intitulado "No fetiche das mudanças: o percurso do professor alfabetizador", como um momento aberto à discussão e compreensão da postura dos professores alfabetizadores frente às mudanças metodológicas ocorridas no trabalho com a alfabetização. Para empreendê-lo, tomamos como referencial teórico a perspectiva histórica. Três capítulos foram organizados para elucidar o interesse em conhecer como nossos professores alfabetizadores estão apreendendo e transpondo para a prática as novas metodologias. No primeiro capítulo, procuramos introduzir as questões que justificaram a escolha desse tema, e no segundo, é analisado o contexto que deu substrato ao percurso engendrado pelos professores quanto à busca de novas informações metodológicas para a prática alfabetizadora. No terceiro capítulo, procuramos analisar, através das contribuições dos professores, suas compreensões sobre os conceitos teórico-metodológicos que se destacaram em suas exposições, buscando, como critério para a reflexão, a discussão do ecletismo apresentado e suas consequências para o trabalho pedagógico e a compreensão da função do professor na sociedade atual.