SILVA, Rosana Rodrigues Gomes da (1997)
Leitura : as Faces do Processo
São Paulo, 1997. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Leitura : as Faces do Processo.
Nome do Orientador: Sergio Goldenberg
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Leitura
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Inquestionavelmente, a leitura e um processo cognitivo, mas entre os diversos fatores que interferem e auxiliam o seu desenvolvimento, devemos considerar o poder que as influencias externas exercem sobre o seu aprendizado. Em posse de alguns principios voltados a emissão de comportamentos, podemos modelar e atingir resultados satistatorios frente ao habido de leitura, compreendido, neste trabalho, como o gosto pela leitura e, consequentemente, o aumento da frequencia do ato de ler. Para apresentar e justificar a relevacia do elemento comportamental no processo de aprendizagem da leitura, este estudo desenvolveu-se a partir dos principios norteadores da analise funcional do comportamento, que sustentou todas as considerações ao longo da pesquisa e aspectos voltados a leitura e a aprendizagem; aprendizagem por caracterizar as relações em sala de aula e por ser o elo entre a leitura e o gosto (aprecio aquilo que tenho dominio) e a visão da leitura enquanto processo estrategico. Estes tres elementos foram delineados para que fosse possivel, a partir de sua compreensão, traçar os paralelos, apresentar as possibilidades e desmitificar uma corrente teorica que pode ser muito benefica quando utilizada de forma adequada.