TARDELLI, Gláucia Maria Piato (1997)
Histórias de Leitura: a Formação do Professor Leitor
São Paulo, 1997. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Estadual de Campinas.
Histórias de Leitura: a Formação do Professor Leitor.
Nome do Orientador: Raquel Salek Fiad
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Leitura
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Estudos empíricos que tomam como objeto de análise a história de vida de professores têm assumido, nos meios acadêmicos, um caráter de grande importância, uma vez que demonstram que este tipo de pesquisa além de promover um alargamento nos estudos sobre os processos educativos, pode nos revelar que as inúmeras vozes emudecidas, senão esquecidas entre as paredes escolares, são capazes de realizar um reencontro de gerações a fim de que estudos do passado e do presente reorganizem e transformem o trabalho e a história de vida de outros professore. Deste modo, tomando como paradigma da pesquisa a abordagem biográfica, o estudo da história de vida e de leitura de um determinado grupo de professores que participaram em um Projeto de Ensino de Língua Portuguesa, junto à Rede Estadual e Municipal da cidade de Campinas, entre os anos de 1984-1987, ao buscar re-conhecer na "voz" destes profissionais o processo de formação do professor leitor, permitiu a realização de um verdadeiro resgate da relação que estas pessoas estabeleceram com a leitura no decorrer da sua trajetória de trabalho e de vida, promovendo assim uma transformação daquela imagem estereotipada do professor (desinformado, acomodado ...) permitiu-nos conhecer e ouvir o seu lado da história. O resgate dos principais elementos que fizeram do professor um leitor, se realizou primeiramente através de entrevistas realizadas com vários professores pertencentes ao grupo citado acima. Da organização e análise dos dados obtidos destacaram-se, cronologicamente, as primeiras histórias de leitura vividas em casa, o período de formação escolar e o contato com novas leituras, o difícil início de carreira e o trabalho em sala de aula (insatisfação e desejo de mudança), a participação no Projeto de Ensino de Língua Portuguesa, novas interaçõese perspectivas para o ensino de leitura e escrita e ser leitor. Enfim, reúnem-se, neste trabalho, várias narrativas que buscam mostrar e discutir o processo de formação do professor não só como profissional mas principalmente como sujeito histórico, cujas recordações de histórias, de textos, interações e histórias de leituras merecem e devem ser contadas e re-vividas.