FONTES, Naldeli (1997)
Análise de Uma Prática de Alfabetização : Estratégias de Mediação Numa Perspectiva Construtivista
São Paulo, 1997. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
Análise de Uma Prática de Alfabetização : Estratégias de Mediação Numa Perspectiva Construtivista.
Nome do Orientador: Júlio Cesar C. de Rose
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo objetivou descrever a prática de alfabetização de um professora que, no processo de (re)estruturação do referencial teórico que definia sua prática, procurou orientação e submeteu-se a um procedimento de assessoria de formação continuada que adotava o construtivismo como paradigma teórico. Esse procedimento foi implementado junto ao projeto "Educação pré-escolar: em busca de parâmetros para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização". Uma professora, de pré-escolar, da rede municipal de ensino de São Carlos atuou como sujeito da pesquisa, fornecendo dados para análise através de seus planejamentos de aula e de filmagens de sua prática em atividades referentes à área de expressão oral e escrita desenvolvidas durante o ano letivo de 1992. A análise foi feita a partir de três diretrizes: 1) múltiplos e variados materiais escritos, que se refere aos diferentes estímulos à leitura; 2) diversidade de atividades, como por exemplo atividades de leitura/pseudo-leitura, escrita/pseudo-escrita e dramatização; 3) propostas de situações-problema, que diz respeito às estratégias de avaliação e de questionamentos estabelecidas pela professora para favorecer a construção do conhecimento da criança sobre a língua escrita. Os dados evidenciam a necessidade de apontar e discutir a importância da continuidade da formação do professor em serviço, na medida em que este possui experiências, convicções e teorias que influenciam a forma como pensa e atua em sala de aula e que precisam ser constantemente objeto de reflexão para que ele melhor avalie e defina seus objetivos e suas práticas de ensino.