GARCIA, Dirce Maria Falcone (1997)
Professores Alfabetizadores da Escola Publica e o Construtivismo : Representações e Apropriações
São Paulo, 1997. Dissertação de Mestrado Acadêmico Universidade Estadual de Campinas.
Professores Alfabetizadores da Escola Publica e o Construtivismo : Representações e Apropriações.
Nome do Orientador: Zélia de Brito Fabri Demartini
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: O presente trabalho objetivou mostrar as representações e apropriações do construtivismo pedagógico pelos professores alfabetizadores de escolas públicas estaduais e situá-las no quadro mais geral da educação pública no Estado de São Paulo. Realizou-se então um estudo psico-sociológico de alguns fatores objetivos e subjetivos que interferem na opção, ou não, do Construtivismo pelo professor, levantando a proximidade ou distanciamento do referencial teórico de Piaget, Vygotsky, Ferreiro e Teberosky. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com professores alfabetizadores de CB1 de 07 escolas diferentes e através de observação da prática de professoras alfabetizadoras de 03 escolas, sendo uma das professoras atuante dentro do paradigima tradicional, outra adepta do construtivismo e duas outras que dizem fazer uma mescla das duas propostas de alfabetização. Fundamentada em Bourdieu, Chartier e Perrenoud para a análise de representações e apropriações diferenciadas e antagônicas, a autora concluiu que a complexidade da realidade educacional é incompatível com qualquer reducionismo teórico e que intervenções de várias ordens são necessárias para que a teoria se submeta à prática surguindo daí possibilidades reais a partir da vivência.