FINGER-KRATOCHVIL, Claudia (1997)
Cartilhas: Auxílio Ou Empecilho Para o Letramento?
Santa Catarina, 1997. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Cartilhas: Auxílio Ou Empecilho Para o Letramento?.
Nome do Orientador: Leonor Scliar-Cabral
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar diversas cartilhas usadas para dar inicio ao processo de letramento. A autora considera em seu trabalho, que o conceito de letramento refere-se ao momento em que um sujeito é capaz de compreender e produzir diversos tipos de textos. Para tanto, as cartilhas precisam ser bem elaboradas, a fim de que, cumpram a função de diferenciar a modalidade escrita e oral e de alguns conceitos que as crianças precisam dominar para adentrar o complexo mundo da escrita. Como metodologia foi elaborado um questionário (com abordagem psicolinguística) com dez categorias para analisar 30% das cartilhas utilizadas na rede pública de ensino no Brasil. Os resultados alcançados na análise dos questionários fizeram a autora concluir que as cartilhas analisadas não estão auxiliando o processo de ensino-aprendizagem do letramento, ao invés disso, estão perturbando o processo, uma vez que seu propósito principal é repetir a família silábica ensinada em sala de aula.