ZORZI, Jaime Luiz (1997)
A Apropriação do Sistema Ortográfico nas 4 Primeiras Séries do Primeiro Grau
São Paulo, 1997. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
A Apropriação do Sistema Ortográfico nas 4 Primeiras Séries do Primeiro Grau.
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moyses
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A aprendizagem da ortografia tem ocupado uma posição central no processo de alfabetização.Tradicionalmente considera-se uma boa escrita aquela que está ortograficamente correta.Atualmente,os erros têm sido vistos como parte do processo de aprendizagem,revelando idéias ou hipóteses que as crianças constroem.Apesar de tal visão,ainda existe uma tendência muito forte de se ver nos erros indício de distúrbios.Considerando de grande importância educacional a compreensão mais aprofundada de como se dá a apropriação do sistema ortográfico e o que podem significar os erros que são produzidos pelas crianças,este trabalho tem por objetivo caracterizar o domínio progressivo da ortografia no decorrer das quatro primeiras séries, a partir da produção escrita de 514 crianças.Foi possível constatar que todas as crianças produzem erros.A ocorrência de tais erros tende a diminuir através das séries,denotando a apropriação progressiva do sistema ortográfico. A maior parte dos erros observados resulta de dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem, sendo comuns à maioria das crianças , podem estar indicando problemas de aprendizagem centrados nas próprias crianças , o que requer análises evolutivas mais cuidadosas.