CARDOSO, Beatriz (1997)
Ensinar a Ler e a Escrever: Análise de Uma Competência Pedagógica
Ensinar a Ler e a Escrever: Análise de Uma Competência Pedagógica.
São Paulo, 1997. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
Nome do Orientador: Marta Kohl de Oliveira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de construção da competência profissional no campo do ensino da leitura e da escrita. Esta pesquisa evidencia que o desempenho profissional neste campo implica diferentes competências e que a relação entre competência intelectual e competência pedagógica não é homogênea. Buscou-se desvelar a relação entre teoria e prática procurando aportar informações sobre a natureza do trabalho docente. O foco principal reside em verificar como os professores, inseridos em um contexto que passa por uma revisão conceitual e das práticas que estão estabelecidas, atuam a partir do acesso a certos conhecimentos específicos ou informações teóricas. O propósito é conhecer o tipo de uso, aproveitamento, transformação, seleção ou esquecimento que os professores fazem dos conhecimentos quando estão planejando suas atividades didáticas ou agindo em suas salas de aula. Por meio desses dados, buscou-se conhecer quais são os tipos de conhecimento necessários para um bom desempenho pedagógico e quais são os elementos desencadeadores de uma atitude reflexiva do professor ante a sua prática. Por outro lado, pretendeu-se discutir a relação existente entre o conhecimento pedagógico no domínio específico da leitura e da escrita e o conhecimento teórico referente a este campo. A coleta de dados foi realizada junto a duas amostras de professores de uma rede pública de Educação Infantil. Na amostra 1, realizou-se um estudo quantitativo com 202 professores, os dados foram analisados estatisticamente, com o objetivo de caracterizar estes atores e as idéias pedagógicas com que trabalham. Somando a isto, a amostra 2 foi composta de um acompanhamento aprofundado de quatro professores da mesma Rede de Ensino Pública, com a preocupação de conhecer o mecanismo de tradução dos pressupostos pedagógicos, que dão sustentação à sua prática. A conclusão deste trabalho, se dá de maneira sintética, reproduz as conclusões parciais formuladas ao longo do desenvolvimento desta tese. Esta aponta implicações e recomendações para projetos de capacitação de professores.