DANTAS, Helena Cunha (1997)
As Representações Sociais dos Professores Leigos do Meio Rural Acerca da Alfabetização: Um Estudo de Caso no Agreste Potiguar
As Representações Sociais dos Professores Leigos do Meio Rural Acerca da Alfabetização: Um Estudo de Caso no Agreste Potiguar.
Rio Grande do Norte, 1997. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Nome do Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo pretende apreender como os professores leigos do meio rural representam o processo de alfabetização considerando na sua formação um conjunto de elementos de ordem econômica, social, educacional e cognitivo. A pesquisa fundamentou-se na análise, explicação e interpretação do discurso dos professores, obtido em entrevistas conversacionais. Através do discurso, construído em meio aos conflitos e ambigüidades, tentamos captar e compreender as representações sociais acerca da alfabetização. O presente trabalho foi realizado no município de Santa Cruz - RN, com 15 professores que constituíram o grupo metodologicamente representativo. Propusemos, em síntese, fazer uma reflexão envolvendo um conjunto de elementos que nos levaram a inferir a conexão e influência de tais elementos na definição das representações sociais dos professores.