MACHADO, Laêda Bezerra (1997)
Reencaminhando o Ensino da Leitura e da Escrita a Partir das Interações Sociais em Sala de Aula
Pernambuco, 1997. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Pernambuco.
Reencaminhando o Ensino da Leitura e da Escrita a Partir das Interações Sociais em Sala de Aula.
Nome do Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Tem como objetivo examinar as estratégias interacionais de crianças, de uma classe de alfabetização, na produção coletiva de textos. Vinte e três crianças de uma escola pública estadual, em Recife, foram estimuladas a produzir textos orais, com a mediação da pesquisadora, que também os escrevia no quadro de giz e registrava a atividade em vídeo. O trabalho de campo aconteceu em cinco fases: a primeira foi de contato com a escola e a professora; a segunda e a terceira, de observação e diagnóstico; a quarta foi para a implantação da proposta de atuação junto à turma de alfabetização e, finalmente, a entrevista com a professora. optou-se neste trabalho por priorizar trechos de registro relacionados à produção coletiva de textos. Ao construírem coletivamente os textos as crianças respondiam a questionamentos, descreviam fatos e figuras, repetiam ou complementavam frases e palavras ditas pelo outro, faziam associações e etc. Sendo assim, autora procura explicitar como a interação social pode contribuir como facilitadora da atividade de produção de textos em crianças alfabetizandas. Para concretização deste objetivo, implementou-se uma proposta pedagógica, com uma série de atividades de leitura e escrita, numa turma de alfabetização, onde as crianças não sabiam ler nem escrever convencionalmente, procurando-se incentivar, o mais possível, interações entre parceiros e entre crianças e o adulto pesquisador. A construção dos 4 textos aqui selecionados, mesmo sendo resultante de procedimentos diversificados, revela um processo de interação com estratégias manifestas comuns a todos elas: responder aos questionamentos feitos pelo pesquisadora: repetir e atribuir significados. Após a análise dos dados oriundos dos textos selecionados (à luz da perspectiva sócio-interacional), a autora postula uma reflexão sobre alguns aspectos que considera relevantes. São eles: situações favoráveis propiciadas pela interação; algumas dificuldades vivenciadas ao longo do processo e, a postura epistemológica da pesquisadora. É possível concluir que o incentivo às interações sociais contribui para as crianças se apropriarem de conhecimentos de lecto-escrita.