RODRIGUES, Ana Lucia Espindola (1998)
Alfabetização no estado de Mato Grosso do Sul (1979-1990): limites e possibilidades das propostas pedagógicas
São Paulo, 1998. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
Alfabetização no estado de Mato Grosso do Sul (1979-1990): limites e possibilidades das propostas pedagógicas.
Nome do Orientador: Maria Alice Nassif de Mesquita
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar o tratamento dispensado à alfabetização, no que tange às mudanças na orientação metodológica na rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul, no período de 1979 (ano da instalação do Estado) até 1990, considerando, nesta avaliação, o momento histórico em que as propostas estavam sendo elaboradas e as concepções teóricas que davam base a tais propostas. Por fim, buscou-se examinar se realmente esses projetos chegaram a se efetivar na rede. Os procedimentos adotados foram a análise de livros sobre alfabetização publicados na década 80, o estudo de teses e dissertações em educação defendidas por pesquisadores do Estado do Mato Grosso do Sul , análise de documentos da Secretaria de Educação e entrevistas com os professores e especialistas responsáveis pela elaboração e viabilização das diferentes propostas. A autora concluiu que poucas mudanças ocorreram ma prática efetiva da escola uma vez que a maior parte dos projetos ficaram apenas como proposta não sendo desenvolvidos da forma planejada pelas equipes. Além disso, todos foram abandonados após algum tempo da tentativa de utilização sem que houvesse uma avaliação de seus resultados.