ARCHANJO, Renata Valadão Leite (1998)
Diferenças nas Abordagens de Ensino Afetam a Leitura e Compreensão de Textos Narrativos?
Pernambuco, 1998. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Pernambuco.
Diferenças nas Abordagens de Ensino Afetam a Leitura e Compreensão de Textos Narrativos?.
Nome do Orientador: Lúcia Lins Browne Rego
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: Este trabalho objetivou verificar se a leitura e a compreensão de textos narrativos de alunos do 1º grau é influenciada pelas práticas de ensino da leitura adotadas pelas escolas que freqüentam. Os sujeitos da pesquisa foram 120 crianças da 1ª a 4ª série, provenientes de duas escolas com propostas de ensino diferenciadas: Escola A (Psicologia Genética de Piaget), Escola B (Princípios tradicionais de ensino com ênfase na decodificação). A metodologia utilizada se dividiu em dois momentos. O primeiro, denominado pareamento da amostra, constitui de teste de memória verbal, teste de leitura de palavras e de pseudo-palavras, questionários aos pais dos sujeitos e contação das idades. O segundo momento referiu-se à compreensão da leitura de cinco histórias diversificadas. Ao final de seu trabalho, a autora aponta várias diferenças quanto ao resultado das atividades de leitura e escrita realizadas com os alunos das escolas A e B. Dentre essas, a autora afirmou que os alunos da escola B apresentam um rendimento de acordo com a sua idade de escolaridade, em relação à leitura. Já nos alunos da escola A são evidenciadas, mais claramente, as diferenças individuais de cada sujeito.