FURTADO, Valéria Queiroz (1998)
Relação Entre Desempenho Psicomotor e a Aprendizagem da Leitura e Escrita
São Paulo, 1998. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Relação Entre Desempenho Psicomotor e a Aprendizagem da Leitura e Escrita.
Nome do Orientador: Gislene de Campos Oliveira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: O presente estudo objetivou avaliar o desempenho psicomotor de crianças iniciantes na 1ª série do 1º grau e, posteriormente, analisar, através das avaliações realizadas, as características deste desenvolvimento e observar se existe alguma correlação entre as dificuldades motoras e possíveis dificuldades em leitura e escrita. Atuaram como sujeitos 24 crianças de uma escola estadual de Londrina -PR, sendo 13 meninas e 11 meninos, com idade variando entre 6 e 7 anos. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: Exame psicomotor, proposto por Oliveira (1986), teste Gestaltico viso-motor, avaliação proposta por Koppitz (1989) e Santucci & Pecheux (1981), avaliação da escrita elaborada por Gualberto (1984), e avaliação da leitura elaborado pelo GEPESP-UNICAMP. Os sujeitos pesquisados passaram inicialmente por uma avaliação psicomotora e um teste Gestáltico viso-motor, sendo novamente reavaliados ao final do ano para que se pudesse confrontar os dados e observar as mudanças no desempenho psicomotor e organização grafo-perceptiva. Foi também avaliada a leitura e a escrita. Constatou-se, primeiramente, uma grande defasagem psicomotora entre as crianças que ingressaram na 1ª série, assim como um baixo desempenho no plano viso-motor. Posteriormente, dividiu-se os sujeitos pesquisados em 3 subgrupos, de acordo com o desempenho na escrita: grupo fraco, regular e forte. Foram comparados os grupos forte e fraco a fim de observar a relação entre desempenho psicomotor, leitura e escrita. A autora constatou que as crianças que apresentaram um alto nível psicomotor (G. forte) obtiveram na aprendizagem um resultado muito superior ao apresentado pelas crianças com baixo desempenho(G. fraco), demonstrando, desta forma, a importância destes aspectos nas aprendizagens escolares.