FILGUEIRAS, Andrea Carla Melo (1998)
Imaginação e Leitura: o Recurso do Faz-De-Conta Auxilia a Compreensão de Inferências Lógicas Inseridas em Diferentes Tipos de Texto?
Pernambuco, 1998. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Pernambuco.
Imaginação e Leitura: o Recurso do Faz-De-Conta Auxilia a Compreensão de Inferências Lógicas Inseridas em Diferentes Tipos de Texto?.
Nome do Orientador: Maria da Graça Bompastor Borges Dias
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Estudos sobre a consciência pragmática têm demonstrado que o recurso ao contexto de faz-de-conta exerce uma forte nfluência na compreensão de certas operações lógicas apresentadas isoladamente por parte de crianças ainda bem jovens (Dias, 1988, 1991, 192; Dias & Harris, 1988a, 1988b, 1989, 1990), e que a compreensão das inferências da lógica peoposicional inseridas em textos está condicionada ao teor destes textos. A partir destas considerações, levanta-se a seguinte questão: qual seria o efeito do uso de textos fabulosos e fantasiosos sobre a habilidade infantil de compreensão de inferências lógicas no processamento da leitura? Realizou-se um estudo exploratório da influência de diferentes tipos de textos na compreensão de inferências lógicas em 72 crianças das séries iniciais, divididas em dois grupos: 36 de 2ª série e 36 de 4ª série. Estas crianças foram submetidas a uma tarefa de compreensão de texto, envolvendo silogismos do tipo modus ponens. Para esta tarefa de compreensão foram utilizados três diferentes tipos de texto: narrativa com faz-de-conta sócio-dramático, narrativa com faz-de-conta temático e textos informativos. Após a leitura dos textos, as crianças foram questionadas sobre a compreensão dos silogismos. Contrariando a hipótese inicialmente prevista, os resultados evidenciaram que o tipo de texto informativo, que não permitia o acesso ao recurso de faz-de-conta, foi aquele frente ao qual as crianças obtiveram melhor desempenho nas tarefas de compreensão de inferências lógicas (p<0,05). Como explicação para este resultado, sugere-se que, quando os silogismos são apresentados inseridos em textos escritos, ao invés de contar apenas com o recurso do faz-de-conta, estão presentes outros fatores implicados no processamento textual. aos quais as crianças podem recorrer com auxilio à execução das tarefas de inferência lógica.