VASCONCELOS, Sandra Bezerra de Andrade (1998)
O Desenvolvimento de Habilidades Argumentativas na Escrita Infantil
O Desenvolvimento de Habilidades Argumentativas na Escrita Infantil.
Pernambuco, 1998. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Pernambuco.
Nome do Orientador: Selma Leitão Santos
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Estudos existentes demonstram que a produção de argumentação na escrita é uma tarefa particularmente difícil para a maioria dos estudantes entre oito e dezessete anos (Golder, 1992; Golder & Coirier, 1994; Oostdam, de Glopper & Eiting, 1994). A natureza da dificuldade infanto-juvenil com a argumentação escrtia é perticularmente notada no que se refere á produção dos contra-argumentos, consideram aqueles autores. Explicações dadas para esta dificuldade remetem com frequência a dois elementos: a) papel da descentração cognitiva (capacidade de tomar a perspectiva do outro); b) dificuldades inerentes à condição de produção monológica que tipicamente ocorre na escrita. Deste modo, o estudo atual pretende examinar os possíveis efeitos destes dois elementos sobre a argumentação desenvolvida pelos três grupos de sujeitos investigados (segunda, quarta e sétima série). Especificamente em relação aso contra-argumentos pretendeu-se verificar como as diferentes condições de produção propostas aos sujeitos influenciava a apresentação dos contra-argumentos. De modo mais geral, investigou-se o desenvolvimento das habilidades necessárias à argumentação escrita (produção de justificativas, contra-argumentos, e, respostas escritas). Em primeiro lugar foi feita umadescrição qualitativa das produções, orais e escritas de 48 sujeitos de diferentes séries. Em segundo lugar, umadescrição quantitativa, a qual possibilitou comparar o desempenho dos diferentes grupos de sujeitos. Os resultados obtidos sugerem a possibilidade de que o surgimento tardio dos contra-argumentos na argumentação escrita, seja particularmente influenciado por variáveis realcionadas às condições específicas em que a argumentação escrita é produzida, não só a descentração cognitiva dos sujeitos.