CIELO, Carla Aparecida (1998)
Relação Entre a Sensibilidade Fonológica e a Fase Inicial da Aprendizagem da Leitura
Relação Entre a Sensibilidade Fonológica e a Fase Inicial da Aprendizagem da Leitura.
Rio Grande do Sul, 1998. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Nome do Orientador: José Marcelino Poersch
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: o trabalho tem como objetivo verificar a existência de uma relação entre a sensibilidade fonológica e a fase inicial do aprendizado da leitura, em trinta e oito alfabetizandos do município de Santa Maria - RS. Parte-se do pressuposto de que o início da aprendizagem de uma língua alfabética envolve a habilidade em recodificação, ou seja, em associar os fonemas aos grafemas que os representam. A habilidade em recodificação envolve, por sua vez, a habilidade em isolar os fonemas que formam uma palavra e em combinar fonemas individuais em palavras inteiras, levando a crar que ao menos um nível mínimo de sensibilidade fonológica é necessária para descobrir as correspondências sistemáticas entre fonema e grafema, para identificar palavras desconhecidas e para alcançar níveis de práticas necessários para desenvolver rapidez e automaticidade no reconhecimento de palavras. Os objetivos específicos deste estudo são: verificar o aumento do grau de sensibilidade fonológica, após a aplicação de atividades específicas; confirmar a existência de uma correlação positiva significativa entre o grau de sensibilidade fonológica e o desempenho em recodificação; averiguar o aumento do nível de recodificação, à medida em que aumenta o nível de sensibilidade fonológica. Conclui-se que o aumento artificial do nível de sensibilidade fonológica da amostra em questão é viável e influencia positivamente os níveis de recodificação, ista é, exerce um efeito positivo sobre a fase inicial da alfabetização e que há uma correlação positiva significativa entre o nível de sensibilidade fonológica e o nível de recodificação.