MELLO, Alexandre Moraes de (1998)
Educacao Fisica Integrada a Alfabetizacao (Efialfa) : Um Metodo Especifico de Ensino Para Educacao Fisica nas Turmas de Alfabetizacao
São Paulo, 1998. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
Educacao Fisica Integrada a Alfabetizacao (Efialfa) : Um Metodo Especifico de Ensino Para Educacao Fisica nas Turmas de Alfabetizacao.
Nome do Orientador: Marieta Lucia Machado Nicolau
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Experimental
Resumo: O presente estudo objetivou, primeiramente, elaborar um método específico de ensino que tivesse, como característica fundamental, a integração da Educação Física com o processo de alfabetização escolar desenvolvido em sala de aula, para então, num segundo momento, verificar-se a aplicabilidade desse método numa escola pública e as implicações pedagógicas decorrentes das situações práticas. Fundamentado em referenciais teóricos da pedagogia, da psicologia e da educação física, o método elaborado, denominado "Educação Física Integrada à Alfabetização - EFIALFA", foi aplicado à duas turmas de CA durante um semestre letivo. Os dados foram coletados através de registro em vídeo das sessões, fotografias e slides, anotações, diário de pesquisa; análise de material produzido pelos alunos em sala de aula, de entrevistas com professoras alfabetizadoras e com a professora de educação física do semestre seguinte, e levantamento de dados dos alunos nas fichas da escola. O método EFIALFA caracterizou-se por visar a interdisciplinaridade, propor atividades lúdicas, trabalhar a representação de situações vividas em aula, buscar a interação entre o mundo social e cultural da criança e salientar a linguagem corporal da criança em sua dimensão afetiva. Os resultados demonstraram a aplicabilidade do método em situação real de ensino, verificando-se ainda que o mesmo contribuiu para as aprendizagens de sala relacionadas ao processo de alfabetização.