BAIÃO, Jone Carla (1998)
Uma Análise de Cartas/Bilhetes de Alunos nas Séries Iniciais, ou Tia Eu Te Amo do Fundo do Meu Coração.
Uma Análise de Cartas/Bilhetes de Alunos nas Séries Iniciais, ou Tia Eu Te Amo do Fundo do Meu Coração.
Rio de Janeiro, 1998. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística e Filologia)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Vera Lúcia Paredes Pereira da Silva
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Neste trabalho, analisam-se carta/bilhetes de alunos das séries iniciais de duas escolas municipais do Rio de Janeiro. Do ponto de vista pedagógico, consideram-se os aspectos discursivos desses textos independentemente da sua forma de escrita ainda não convencional. Alinha-se na perspectiva teórica da lingüística textual, vendo a língua como espaço de interação e associam-se conceitos da teoria dos atos de fala e da sociolingüística interacional. Percorre-se o caminho das três perguntas que movem a tarefa de escrever: "Para quem", "Para que" e "Como" se escreve. Neste percurso, buscam-se os propósitos que as crianças tiveram ao escrever estes textos; as imagens que fazem dos papéis sociais de seus interlocutores na escrita das cartas (as professoras) e por conseqüência, as imagens que têm de si própria enquanto estudantes; e, por fim, identifica-se o "modo"que escolhem para atingir os seus propósitos de acordo com as imagens delineadas: verifica-se o uso de operadores argumentativos, marcando a "negociação de sentidos" nestas cartas. As imagens, os propósitos e os argumentos construídos estão a serviço do envolvimento interpessoal, ou seja, da relação afetiva que se estabelece entre professor e aluno nesta fase escolar.