AMBROGI, Ingrid Hotte (1998)
O Discurso do Professor Alfabetizador Considerado Bem Sucedido : Uma Analise de Suas Praticas Cotidianas
São Paulo, 1998. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
O Discurso do Professor Alfabetizador Considerado Bem Sucedido : Uma Analise de Suas Praticas Cotidianas.
Nome do Orientador: Maria Isabel Leme de Mattos
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como o discurso dominante constitui o discurso do professor considerado bem sucedido, de modo a perpetuar as relações de poder, assumindo como filiação teórica a Análise do Discurso da escola francesa que, por sua vez, concebe o discurso a partir do contexto histórico social que o constitui. O objeto de análise foi constituído de três relatos sobre a prática pedagógica dos professores alfabetizadores, considerados como bem sucedidos, que atuam na rede pública de São Paulo e que se dispuseram a participar da pesquisa. Foi adotado como critério de seleção dos sujeitos que estes alfabetizassem 70% dos alunos na unidade escolar que atuam. A análise privilegiou a historicidade refletida no elemento lingüístico, entendendo que a Análise do Discurso compreende o sentido de historicidade determinado. Foram feitos quatro recortes específicos para proceder a análise: o discurso da competência, do sacerdócio, do salvador da pátria e do separatista; centrou-se, no entanto, no fato de que a competência é o discurso central do professor sujeito que se entende detentor do saber. A historicidade refletida nos elementos lingüísticos dos relatos dos professores/ sujeitos evidenciou os sentidos que favorecem o equívoco de interpretação de que a escola é o lugar da dissolução das diferenças sociais, permitindo confirmar que a escola, ao contrário do que deveria ser, é o lugar da garantia dessas diferenças. Se, por um lado, o professor alfabetizador bem sucedido estabelece quem são os eleitos, por outro, a exclusão dos demais educandos está legitimada pelo lugar da enunciação da escola, que se torna irrefutável.