ROCHA, Gladys Agmar Sá (1998)
A Apropriação das Habilidades Textuais Pela Criança: Fragmentos de Um Percurso
Minas Gerais, 1998. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
A Apropriação das Habilidades Textuais Pela Criança: Fragmentos de Um Percurso.
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa que tem por objetivo analisar os recursos, estratégias, hipóteses ou dificuldades que a criança, ainda iniciante na produção de sentidos na modalidade escrita, tem ao produzir um texto, ao se deslocar do discurso oral para o escrito, cada um com suas especificidades e características próprias, sendo que a questão central é a investigação do percurso empreendido pela criança na apropriação do texto escrito, das percepções e dos conceitos que apresenta em relação à produção da escrita, tendo como foco a perspectiva do sujeito que aprende. A investigação do processo foi feita em situação de ensino, junto a alunos do 1º ano de escolarização da escola de 1º Grau do Centro Pedagógico da UFMG. A partir de observações participativas e de acompanhamento de atividades de produção textual desenvolvidas em sala de aula foram selecionadas 7 alunos de uma mesma turma, levando-se em conta os diferentes níveis de interação que estabeleciam no processo de produção e de revisão textual. Dentre os dados considerados neste estudo destacaram-se as reflexões infantis em relação a aspectos ortográficos, à tessitura textual e à organização física do texto. A autora observou que, quando inserida num contexto situacional que privilegia um trabalho com a linguagem e não um trabalho sobre a linguagem, a criança é capaz de refletir sobre seu texto escrito e de reestruturá-lo.