SILVA, Marcio Antonio (1998)
Fui Dormir
Fui Dormir.
São Paulo, 1998. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Nome do Orientador: Augusto João Crema Novaski
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação está estreitamente ligada à linha de Pesquisa "A Universidade e a Formação do Ensino Fundamental e Médio". Este trabalho tem como objetivo central o "conflito", o "drama" e a resistência vivenciados pelos professores de 1ª a 4ª série da rede Municipal de Ensino, ocasionado pela implantação de uma proposta de trabalho numa perspectiva construtivista, imposta pelos dirigentes da Secretaria Municipal de Educação nas Escolas Municipais de Pirapora-MG. Processo de investigação que aponta e explicita como esta implantação se deu, as pressões, o cerceamento de políticas pedagógicas utilizadas pelos professores tais como: o uso dos métodos tradicionais, a cartilha e outros instrumentos metodológicos em contraposição aos fundamentos da teoria construtivista. Por fim, esse estudo constatou que o maior desafio do professor ainda eé superar o conflito pessoal frente às investigações dos modismos tão presentes na educação do país. Palavras-chave: resistência, formação de professores, conflito teoria-prática, métodos educacionais.