CARVALHO, Denise Maria de (1999)
Ensinar-Aprender a Linguagem Escrita: do Movimento do Fazer Ao Saber em Movimento
Ensinar-Aprender a Linguagem Escrita: do Movimento do Fazer Ao Saber em Movimento.
Rio Grande do Norte, 1999. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Nome do Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho faz uma reflexão sobre a prática de alfabetização do Núcleo de Educação Infantil da UFRN, em função de seus resultados positivos no que concerne às aprendizagens ds crianças relativas aos processos de leitura e de escrita. A investigação assume os percursos epistemológicos-metodológicos sistematizados por Pernambuco (1994), que concebem o resgate de práticas avançadas a partir da identificação e sistematização de seus elementos organizadores, como possibilidade de elaboração de cohecimento que venham a se constituir em referenciais à reflexão de outras práticas. A reconstituição da dinâmica da prática de alfabetização desenvolvida no NEI, revelou como organizadores-definidores do trabalho pedagógico, os modos de ação de professores e crianças como processos essencialmente pedagógicos e diálogos - mediados pelo outro e pela palavra - constituídos como "relações de ensino", e os modos como a escrita é ensinada-aprendida, superando sua concepção enquanto sistema de representação e inscrevendo-a na vida das crianças como linguagem e atividade simbólico-constitutiva.