MONTAVONINI, Maria Cristina Labate (1999)
O Olhar do Professor Ao Diagnosticar Dificuldades de Aprendizagem: Critérios e Justificativas Empregadas Para a Escolha dos Bons e Maus Alunos
São Paulo, 1999. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
O Olhar do Professor Ao Diagnosticar Dificuldades de Aprendizagem: Critérios e Justificativas Empregadas Para a Escolha dos Bons e Maus Alunos.
Nome do Orientador: Lisandre Maria Castello Branco
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Visando contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno do fracasso escolar no ensino fundamental 1, analisou-se a visão que o professor possui a respeito daquilo que denomina dificuldade de aprendizagem e aluno problema. O diagnósticopsicopedagógico aplicado a dois grupos de alunos - um formado por crianças com problemas de aprendizagem (alunos problema) e outro por alunos com bom desempenho escolar, segundo avaliação dos seus professores - revelou que a principal diferençaentre os grupos encontrava-se nas atitudes face aos desafios propostos no diagnóstico e não no nível de desenvolvimento cognitivo. A discussão com os professores sobre os critérios utilizados para alocação das crianças nos grupos e os resultadosdo diagnóstico psicopedagógico, permitiu criar uma situação onde eles refletiram sobre suas hipóteses a respeito da não aprendizagem de alunos que possuíam recursos cognitivos semelhantes ao de colegas que tinham um desempenho escolar julgadoadequado. A análise dos resultados do diagnóstico psicopedagógico e das opiniões expressas pelos professores levou às seguintes conclusões : a) alunos problema assumem o julgamento de seus professores a respeito do seu desempenho em classe,desacreditam em sua capacidade de pensar e desenvolvem atitudes em sala de aula que reforçam a visão que o professor possui deles; b) os critérios utilizados pelos professores para avaliar o rendimento escolar dos seus alunos referenciam-se maisnas atitudes expressas em classe do que no nível de produção escolar; c) na busca das causas das dificuldades de aprendizagem dos seus alunos, os professores elegem com freqüência excessiva fatores de ordem extra-pedagógica, o que remete paraoutros profissionais a tarefa de auxiliar seus alunos problema e impede a intervenção docente em sala de aula, levando-os a um sentimento de fracasso e impotência; d) os professores discriminam e excluem seus alunos problema na mesma proporção e violência com que se sentem excluídos e sem preparo para atendê-los; e) perceber que seus alunos problema não são casos perdidos é importante para queos professores possam recuperar a confiança na sua capacidade de ensinar.