MENEZES, Gabriela Ribeiro Castro (1999)
A Consciência Fonológica na Relação Fala-Escrita em Crianças Com Desvios Fonológicos Evolutivos
Rio Grande do Sul, 1999. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
A Consciência Fonológica na Relação Fala-Escrita em Crianças Com Desvios Fonológicos Evolutivos.
Nome do Orientador: Regina Ritter Lamprecht
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo tem como objetivo verificar a existência de uma possível relação entre o nível de consciência fonológica de crianças com desvios fonológicos evolutivos em fase de letramento e a incidência ou não dos desvios fonológicos na escrita. Para a realização desta pesquisa, foram coletados dados da fala e da escrita de 20 crianças com desvios fonológicos evolutivos que estavam em fase de letramento. Esses sujeitos responderama três testes: a) teste de Consciência Fonológica (Cardoso-Martins, 1991), b)teste de Consciência do Próprio Desvio de Fala, elaborado para esta pesquisa e c) teste de Consciência do Próprio Desvio de Escrita, também elaborado pela pesquisadora. Esses testes possibilitaram a observação dosníveis em consciência fonológica obtidos pelos informantes e a comparação com o desempenho na escrita. Constatou-se, por fim, a existência de uma relação entre o nível de consciência fonológica dos sujeitos e a incidência ounão dos desvios fonológicos na escrita. A consciência fonológica parece ser um facilitador (F. Yavas, 1989, Haase, 1990) para a aquisição da escrita.