BARRA, Regina Ferreira (1999)
Leituras e Leitores: a Magia das Letras, Imagens e Vozes
Leituras e Leitores: a Magia das Letras, Imagens e Vozes.
Minas Gerais, 1999. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Juiz de Fora.
Nome do Orientador: Geysa Silva
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de constituição do sujeito leitor, através de uma investigação de abordagem qualitativa . Trata-se de um estudo de caso realizado com a participação de cinco famílias de inserções sociais diferentes, níveis de instrução diferentes, histórias de vida e de formação singulares. A ênfase desse trabalho é dada às oito crianças leitores, com idades correspondentes a quatro, seis, sete, nove, dez (duas), treze e quatorze anos, ambos os sexos, e estudam em instituições de redes de ensino diferentes (públicas e particulares). As estratégias utilizadas na pesquisa foram a observação participante e as entrevistas não estruturadas. O referencial teórico dessa investigação está fundamentado numa perspectiva semiótica da leitura, a partir dos textos de Bakhtin, Freire, Eco, Iser, entre outros. A pesquisa possibilitou concluir que a família é a principal mediadora no processo de formação do leitor.