ARAÚJO, Mª Jaqueline de Grammont Machado de (1999)
Práticas de Leitura na Escola e nas Famílias em Meios Populares
Minas Gerais, 1999. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Práticas de Leitura na Escola e nas Famílias em Meios Populares.
Nome do Orientador: Maria das Graças de Castro Sena
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Leitura
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Partindo da premissa de que a leitura e uma pratica sociocultural inserida nas relações de poder da sociedade, entender o letramento de grupos sociais das camadas populares pressupõe a analise das praticas de leitura e escrita que fazem parte dos contextos sociais e instituições em que esses grupos estão inseridos. Nesse sentido esta pesquisa busca analisar as relações entre as praticas de leitura do contexto escolar e familiar com os quais interage uma turma de alunos(as), que cursa o segundo ano de escolaridade formal em uma escola publica de Belo Horizonte. Na perspectiva metodologica do estudo de caso com abordagem etnografica, o trabalho de campo se caracterizou principalmente pela obseervação e entrevistas. A pesquisa estrutura-se em tres enfoques: a escola, a familia e a relação entre essas duas instituições. Na escola, a analise centra-se na identificação dos espaços institucionalizados para o trabalho com a leitura na escola de uma forma geral e nas formas de trabalho com o texto escrito na sala de aula, focalizando questões ligadas a seleção dos textos, suas formas de utilização e as funções que lhe são atribuidas no ambito do trabalho pedagogico. No espaço familiar, busca-se, em primeiro lugar, identificar o grupo social: formas de constituição, tipo de moradia, niveis de escolaridade e ocupação das familias. Em segundo lugar, a intenção e verificar os suportes textuais que fazem parte do cotidiano dessas familias e suas formas de utilização. Finalmente, busca-se compreender as relações entre as praticas dessas duas instituições e suas possibilidades de leituras, o que leva a concluir que as praticas de leitura do contexto familiar são mais diversificadas do que as trabalhadas na escola, embora apresentem uma influiencia marcante da concepção de leitura veiculada por essa instituição, principalmente em relação as leituras destinadas ao publico infantil.