CARVALHO, Tânia Câmara de Araújo de (1999)
A (Re)Construção de Saberes no Coletivo: Resgate de Um Processo de Assessoria Pedagógica
A (Re)Construção de Saberes no Coletivo: Resgate de Um Processo de Assessoria Pedagógica.
Rio Grande do Norte, 1999. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Nome do Orientador: Neide Varela Santiago
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo tem o objetivo de regastar analiticamente a experiência de assessoria vivenciada pela pesquisadora no Núcleo Educacional Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período compreendido entre 1987-1991, tempo esses configurado em quatro anos significativamente voltados para a construção e reconstrução de saberes no coletivo. Isto constitui uma de suas justificativas, ao lado da relevante contribuição que possa advir da reflexão e análise da intervenção, reconstituindo os elementos da lógica de sua trajetória, ou seja, o movimento da prática. A opção por um metodologia que enfatiza a reflexão sobre a prática, buscando identificar o que influenciava as decisões tomadas pressupõe estabelecer uma relação dinâmica entre prática e construção teórica. O conhecimento é aqui entendido como uma construção de sentido, que se dá através de trocas/interações significativas com o outro e o meio físico e sociocultural, sendo, pois, um processo dinâmico. Aqui pesquisa práticas pedagógicas que formam uma unidade - ação/reflexão/ação - o que aponta para o resgate de práticas inivadoras. A forma de encaminhamento da pra´tica da pesquisadora veio conferir uma leitura que possibilitou romper com uma visão sincrética e/ou puramente descritiva da mesma, igualmente contribuindo para a gestão de novos conhecimentos que oportunizaram uma compreensão dessa prática em um novo patamar, de forma que possa ser socializado para outras e realidades.