SAWAYA, Sandra Maria (1999)
A Leitura e a Escrita Como Práticas Culturais e o Fracasso Escolar das Criança de Classes Populares: Uma Contribuição Critica
A Leitura e a Escrita Como Práticas Culturais e o Fracasso Escolar das Criança de Classes Populares: Uma Contribuição Critica.
São Paulo, 1999. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Nome do Orientador: Maria Helena Souza Patto
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho teve por objetivo apresentar uma análise crítica de alguns dos pressupostos teóricos e pedagógicos que estão na base do projeto do CB e tentar contribuir para o debate de questões relativas à alfabetização de crianças advindas de classes populares. Para tanto, a autora realizou uma análise de teses construtivas que nortearam o projeto de alfabetização do CB e estudou, também, alguns autores estrangeiros sobre a leitura e a escrita nos meios populares e suas supostas conseqüências cognitivas. Ao final do trabalho, a autora concluiu que a escola - agentes políticos e educacionais, não conhece a criança brasileira e até hoje não foi implantado um projeto político para a alfabetização comprometido com as classes populares.