REYES, Claudia Raimundo (2000)
Sobre o Que Falam as Crianças em Suas Histórias: Leituras e Práticas Cotidianas
Sobre o Que Falam as Crianças em Suas Histórias: Leituras e Práticas Cotidianas.
São Paulo, 2000. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
Nome do Orientador: Eglê Pontes Franchi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo geral deste trabalho era revelar as histórias que estavam contidas nas histórias que foram contadas, por alunos que foram nossos sujeitos curante o mestrado. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, cujos procedimentos de coleta de dados envolveram três corpus distintos: as histórias de vida dos sujeitos, os textos que estes produziram enquanto cursavam o ciclo básico continuidade e a leitura destes textos e de alguns programas de televisão a eles relacionados. No referencial teórico discutimos a leitura, o sujeito e linguagem apoiados na teoria sócio-histórica de Vygotsky e nas noções de dialogia e polifonia de Bakhtin e autores estudiosos dos mesmos. Utilizando o paradigma indiciário - proposto por Ginzburg - fizemos a triangulação dos dados. Os resultados alcançados permitiram revelar que as interações sociais são fundamentais para a construção de conhecimento. Através das diversas leituras que os sujeitos fizeram pudemos mostrar de que maneira os leitores produzem novos conhecimentos, se reapropriando do texto, considerando suas práticas sociais globais, inventando novas formas para significar, criando algo novo, que não era a intenção do texto. Com isso buscamos mostrar como o interpsicológico ocasiona transformações qualitativas no intrapsicológico, durante a interação, num constante diálogo de enunciados polifônicos, onde as múltiplas vozes estão presentes, revelando como a experiência que existe no indivíduo e no meio exterior estão em constante diálogo.