BARROS, Cláudia Graziano Paes de (2000)
Vovô Ainda Vê Uva? a Prática de Uma Alfabetizadora nos Tempos dos Pcns
Mato Grosso, 2000. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
Vovô Ainda Vê Uva? a Prática de Uma Alfabetizadora nos Tempos dos Pcns.
Nome do Orientador: Maria Inês Pagliarini Cox
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho é fruto de um estudo de caso de natureza etnográfica. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de 1º série de uma escola pública. Procurei investigar como uma professora alfabetizadora traduziu na prática as orientações dos "Parâmetros Curriculares Nacionais". Pautei-me pelas seguintes perguntas: Como a professora trabalha o uso da língua oral e da língua escrita? Qual é o estatuto do texto na sala de aula? Como a professora trabalha, no que diz respeito ao uso da língua escrita, a leitura e a produção de textos? Como a professora trabalha a reflexão sobre a língua? Por se tratar de um estudo de natureza etnográfica, os dados foram coletados em contexto natural mediante observação participante registrada através de notas e gravações em áudio. Para triangulação das percepções, foram feitas entrevistas com a professora e as crianças. A análise dos dados revelou um profundo descompasso entre a proposta dos Parâmetros Curriculares e a prática cotidiana da professora.