CORREIA, Joelma Reis (2000)
Textos do Cotidiano e a Cultura Popular: Aspectos Fundamentais Para Aprendizagem da Língua Escrita no Período da Alfabetização
Textos do Cotidiano e a Cultura Popular: Aspectos Fundamentais Para Aprendizagem da Língua Escrita no Período da Alfabetização.
São Paulo, 2000. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Nome do Orientador: Dagoberto Buim Arena
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho relata uma pesquisa cujo objetivo foi o de evidenciar o desenvolvimento da aprendizagem inicial da língua escrita, com base na cultura de origem e na experiência de vida dos alunos. Essas condições permitiram colaborar para a aprendizagem significativa da língua escrita e propiciaram ao professor alfabetizador reflexões acerca de sua prática pedagógica e de suas convicções a respeito do processo de alfabetização. Os princípios metodológicos da pesquisa-ação garantiram a realização da pesquisa em uma 1ª série do ensino fundamental de uma escola pública estadual, situada no litoral do Maranhão, nos arredores da capital de São Luís, no ano de 1998. Nesta perspectiva, o trabalho analisa o fazer pedagógico da professora alfabetizadora, fundamentado na concepção de que as crianças se alfabetizam com os materiais textuais de sua própria cultura. Analisa, ainda, um conjunto de manifestações escritas realizadas por três crianças como forma de demonstrar a sua evolução no processo de alfabetização e sua relação com a língua. As conclusões revelam que, quando o professor privilegia a cultura do aluno como ponto de partida para o aprendizado da língua escrita, a apropriação desse conhecimento passa a ter sentido para ambos, além de garantir uma aprendizagem conquistada com prazer pela criança.