SILVA, Angela Carrancho da (2000)
Karitu: Um Software Colaborativo no Letramento de Crianças Surdas Sob a Ótica Bilíngüe
Karitu: Um Software Colaborativo no Letramento de Crianças Surdas Sob a Ótica Bilíngüe.
São Paulo, 2000. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação nas Ciências)
Universidade Estadual de Campinas.
Nome do Orientador: Afira Viana Ripper
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: endo em vista a abordagem bilíngue da educação de surdos, foi desenvolvido um CD-ROM para facilitar o processo de letramento de crianças surdas. Foi elaborado um histórico sobre as diferentes abordagens que envolvem a educação de surdos, destacando-se a importância da língua de sinais para o processo de letramento de crianças surdas sob a ótica vygotskiana. A partir de uma reflexão sobre a representação social da surdez são apresentados aspectos que envolvem os estereótipos da criança surda no cotidiano escolar. É também, discutido o que é ser alfabetizado, e a importância do ato de escreve, chamando especial atenção para o significado da escrita e da criação de ambiente de letramento. Finalmente, destaca-se a importância de se desenvolver uma prática pedagógica na qual o professor atue como um mediador privilegiado provocando situações de interação entre as crianças e mediando-as através dos instrumentos de seu tempo.