BOSSI, Ana Maria da Silveira (2000)
A (In) Evitável Didatização do Livro Infantil Através do Livro Didático
Minas Gerais, 2000. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
A (In) Evitável Didatização do Livro Infantil Através do Livro Didático.
Nome do Orientador: Antônio Augusto Gomes Batista
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O processo de didatização dos textos apropriados dos livros infantis atraves dos livros de alfabetização foi o objeto de estudo desta pesquisa que se centrou nas transformações de natureza grafo-plasticas, textuais, linguisticas e contextuais que neles ocorrem, tendo em vista a sua escolarizacao. ... Feito o recorte pelos livros infantis,, evidenciou-se a predominancia da poesia sobre a narrativa e outros do genero, o que permitiu a hipotese, depois confirmada, que os poemas são mais didatizados por serem curtos e representarem de forma singular a sonoridade das palavras, sendo, por isso, mais adquados aos alunos em fase inicial da alfabetização. Novo recorte se deu pelos autores e textos mais didatizados que passaram a constituir o corpus de analise, no caso, os textos do poeta Vinicius de Moraes e da narradora Ana Maria Machado, seguidos de outros dois autores, Elias Jose e Ruth Rocha, que confirmaram os mesmos principios manifestados na didatização dos textos dos dois primeiros. A analise revelou que as alterações ocorrem mais pelo tratamento que os textos recebem no contexto discursivo em que se encontram, transformando-os em um texto escolar, isto e, que a função que o texto passa a ter nos livros de alfabetização modifica sua leitura, imposta,tambem, pelas atividades que se encontram prescritas ou apresentadas como sugestões para serem desenvolvidas em sala de aula, centradas na aquisição do sistema de escrita; as transformações de natureza grafo-plasticas devem-se mais a mudança de impresso, alterando a forma que os textos são dados para serem lidos, a medida que passam a compor o livro didatico; as textuais, ocorreram em menor proporção nos poemas, apresentados, em sua maioria, de forma integral e mais nas narrativas que sofreram encurtamento e fragmentações. Observou-se ainda que as narrativas apresentam uma proposta de trabalho mais significativa que