MONTEIRO, Maria Iolanda (2000)
Práticas de Alfabetizadora e Suas Relações Com o Rendimento Escolar dos Alunos
Práticas de Alfabetizadora e Suas Relações Com o Rendimento Escolar dos Alunos.
São Paulo, 2000. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação Escolar)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Nome do Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Partindo das situações de fracasso escolar existentes nas escolas e da análise da bibliografia, a investigação incluiu a variedade de ações educativas de uma sala de aula de 1.ª série do ensino fundamental, analisando relações com o sucesso/fracasso do processo educativo, sem perder de vista elementos que fazem parte da escola e do contexto. Das informações iniciais obtidas emergiu não somente a iniciativa de realizar observação participante em sala de aula, como entrevista com alunos e professora, aplicação dos Testes ABC, utilização da técnica de "coaching" e análise documental. Concebido o trabalho como um estudo de caso, realizou-se a coleta de dados empíricos, numa sala de aula de alfabetização, numa escola localizada na periferia de Araraquara, interior do Estado de São Paulo. As práticas de início do ano, Práticas incentivadoras, Natureza de atividade, Natureza de participação da professora e dos alunos, Práticas avaliativas, Práticas de (re)ensino e Interferências externas constituíram formas de agrupar os dados qualitativos. Por meio deste estudo é possível confirmar a hipótese central proposta no início do trabalho, respondendo as questões de pesquisa. Chegou-se à conclusão de que as práticas da alfabetizadora são fundamentais para se levar o aluno ao sucesso/fracasso escolar. Na turma de alunos, há a presença de diversos níveis de desenvolvimento e, conseqüentemente, as crianças se apropriam do saber de maneiras diferentes. Cabe à professora conscientizar-se de que práticas homogêneas não permitem o surgimento do sucesso coletivo. Pelo contrário, em muitas circunstâncias, acirram a diferença e a discriminação, favorecendo o fracasso. As informações colhidas por meio dessa pesquisa forneceram novas pistas para a temática em questão.