CREMASCHI, Rosângela Santovito (2000)
Hipertexto Para Crianças em Fase de Letramento: Criação de Mídia Para o Desenvolvimento
São Paulo, 2000. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Livre-docência em Didática Geral)
Universidade de São Paulo.
Hipertexto Para Crianças em Fase de Letramento: Criação de Mídia Para o Desenvolvimento.
Nome do Orientador: Marília da Silva Franco
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo desse trabalho foi desenvolver a criação de um hipertexto para crianças de seis e sete anos, que estão em fase de letramento, com o objetivo de trabalhar alguns conceitos de Língua Portuguesa ampliando seu repertório individual. O conteúdo desse material foi planejado tendo como referencial teórico os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa e o estudo dos gêneros do discurso, realizado pelos autores Dolz e Schneuwly. A fim de criarmos um material que representasse uma rica experiência para essas crianças no processo de construção da escrita, tomamos por base as teorias interacionistas de Plaget e Vygotsky. As idéias de Pierre Lévy e Howard Gardner direcionaram também a criação desse material, na medida em que, a partir de seus pressupostos básicos, realizamos alguns estudos práticos com crianças de seis a oito anos manipulando hipertextos, analisando seu comportamento durante a atividade