PINHEIRO, Francisca Neurismene de Oliveira (2000)
Para Que Serve Ler? as Crianças Respondem
Para Que Serve Ler? as Crianças Respondem.
Ceará, 2000. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Ceará.
Nome do Orientador: Ana Maria Iório Dias
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo dar uma visão ampla dos problemas escolares relacionados com a leitura nos períodos que antecem e em que acontecem a alfabetização escolar. Para que serve ler? - as crianças respondem invadiu o cotidiano escolar para conversar com as crianças e entender o que elas sabem sobre leitura. A leitura, na perspectiva desse estudo, salta os muros da escola e chega às ruas e às casas das crianças, que, numa abordagem funcional, não permite conceber a leitura como um instrumento meramente escolar: ela é tudo que se pode ler por onde passamos. As crianças incorporam a visão de mundo restrita à escola: embora compreendam que há muita coisa para ser lida no mundo, parece que o que realmente importa é o que está escrito no material que a escola oferece. As respostas das crianças sobre a funcionalidade da leitura permitem dar indicadores de problemas que podem ser corrigidos, permitem encontrar propostas que trariam a leitura do mundo para dentro da escola. Mais que isso, as crianças responderam que só assim a leitura faz sentido e pode tornar a escola verdadeiramente útil.